sábado, 19 de setembro de 2015

É Já Amanhã



Está a chegar o grande clássico no Dragão.

Este Benfica de Rui Vitória passou por uma pré-época esquecível, começou a época com uma derrota num derby, fez 4 jogos para o campeonato (3 em casa) acessíveis, um jogo na Luz para a Champions também acessível e agora, 5 jogos volvidos desde a Supertaça, desloca-se ao Dragão para o primeiro de muitos jogos de superior dificuldade.

Sempre tenho comentado que iria esperar pelo desfecho do jogo no Dragão para formar uma opinião mais informada sobre o Benfica 2015-16.

É já amanhã! Este ano infelizmente não vou poder ir ao Dragão mas mesmo assim já não consigo pensar noutra coisa.

Chegamos ao Clássico com um Benfica de uma filosofia mais de posse de bola e de construção de jogo. Fazemos isso com um meio-campo com 2 jogadores adaptados.

Perante o 4-3-3 adversário e no contexto da filosofia de jogo de Rui Vitória, a primeira pergunta que me vem à cabeça é: Irá Rui Vitória insistir no 4-2-4 (com extremos) ou irá abdicar de um jogador de ataque e lançar um 4-3-3? Qual vocês acham ser a melhor opção?

A questão táctica é a primeira que me apoquenta. Depois desta surgem muitas outras. Com alteração táctica, irá o treinador abdicar de um avançado ou de um extremo?
Qual a melhor opção para um trio no meio-campo?
Jogando só com um avançado cometerá Rui Vitória a loucura de abdicar do Jonas?

Com o Belenenses e com o Astana o Rui Vitória lançou o mesmo 11. Isto poderá ser um indicativo de continuidade e insistência. Contudo o próximo jogo não será na Luz e será contra um adversário muito superior.

Mantendo o 4-2-4 será a dupla Samaris-Talisca a mais indicada? Será esta a aposta de Rui Vitória? Ou voltará à dupla Samaris-Pizzi? Não será altura de pensar no Fejsa e/ou no Cristante?

Depois de Victor Andrade parece ser Guedes o escolhido para acompanhar o Nélson Semedo na ala direita encarnada. Irá Rui Vitória dar continuidade a uma ala tão jovem e inexperiente no Dragão? Será a dupla Nelsinho-Guedes a melhor opção para fura a defesa portista pela direita? Será esta dupla a melhor para lidar com as investidas do Brahimi? Que outras opções terá Rui Vitória? André Almeida? Pizzi ou Djuricic? Carcela terá mesmo vindo para jogar?

E o Lisandro? O Jardel terá mesmo ganho a posição ao argentino?

Acredito que o Rui Vitória vai resistir a fazer muitas alterações e que a única mudança será entre o Talisca e o Fejsa.



Honestamente o jogo de amanhã à primeira não me dá muito confiança. Digo à primeira porque depois lembro-me do momento de forma do Gaitán e passo a acreditar que tudo é possível.

Eu lançaria:

Júlio César; Nélson, Luisão, Lisandro, Eliseu; Fejsa, Samaris; Pizzi, Nico, Jonas e Mitroglou.
Daria muita importância à dinâmica interior do Pizzi e exterior do Jonas.

A não utilização do André Almeida é a que me deixa mais dúvidas.
Djuricic e Cristante são dois jogadores que gostaria de apostar mas este não seria o jogo para os estrear e nem sei qual o seu momento de forma. Também não sei o que se passa com o Sílvio. Ainda não vi nem percebi o Taarabt, o Carcela e até o Jiménez.

Sem comentários: