terça-feira, 4 de agosto de 2015

ACORDA RUI!



Não tenho tido tempo para aqui vir e muito menos para fazer as análises e divagações que tanto quero fazer, seja sobre o fim da época passada ou sobre o início desta.
Antes de me aventurar em grandes escritas queria também ainda ver o jogo do Benfica contra o América.
Tenho esperado pela oportunidade de poder com toda a calma divagar sobre o nosso Benfica.
 

Mas há coisas que não podem esperar e um exemplo disso é o desabafo que tenho aqui preso na minha garganta.
 

Cá vai.
 

PORRA RUI ACORDA!

 
O que se passa com o treinador do Benfica?

Um treinador de clube grande tem de ter voz activa, tem de ter poder e tem de liderar. É essencial ter uma personalidade forte que o faça impor a sua visão e exigências.

Nunca fui fã do Jorge Jesus e com o passar dos anos mais aumentou o meu desagrado com a personagem. Além disso, sempre me pareceu que abusava de um estatuto de Super Poderoso dentro do Benfica.

Mas nem 8 nem 80!

Um treinador tem de ter sempre poder e Rui Vitória é um homem desprovido de poderes neste Benfica.

Sempre gostei do actual treinador do Benfica. Sempre admirei a sua postura e o bom trabalho que ia conseguindo com poucos recursos e acreditando e apostando em potencial, não tanto em qualidade comprovada.

A verdade é que a estrelinha que brilhava à volta do Rui Vitória apagou-se assim que chegou ao Benfica. O Rui Vitória foi engolido pela grandeza do nosso clube e também pela megalomania de quem nos preside.
É neste momento um treinador à deriva, um treinador perdido num contexto ao qual não está habituado. Só com um murro na mesa, só com um grito de autoridade é que irá segurar as rédeas da sua equipa para esta época.

O Rui Vitória não teve poder para começar a trabalhar pela raiz. O medo que se vive da derrota dentro do clube é demasiado para se arriscar tal coisa. Só isto explica o modo como se tem trabalhado em jogo o 11 titular para a Supertaça e não o plantel para 2015-16.
Há uma discussão muito tradicional: Deverá o treinador adaptar a táctica aos jogadores ou os jogadores à táctica. É uma boa discussão. Neste Benfica o que notamos é uma terceira opção: O treinador tem de adaptar a táctica a si. Lá está, não pode trabalhar de raiz, não tem poder para implementar definitivamente a sua filosofia e visão do jogo.

Qual foi o papel do treinador do Benfica no planeamento desta pré-temporada? Importante lembrar que é uma pré-época planeada única e exclusivamente olhando para o lado financeiro imediato e sem qualquer atenção ao lado desportivo.

Qual foi o papel do treinador do Benfica nas contratações para a próxima época?
Ainda hoje perguntava a um amigo benfiquista que jogadores tinham vindo com o aval do Rui Vitória, ao que ele me respondeu perguntando quantos tinham vindo com o aval do Vieira e do Mendes.

Que papel teve o treinador do Benfica nas vendas? Nas dispensas? Nas decisões sobre os jogadores que treinam à parte ou com os juniores?

Neste momento o Futebol do Benfica está a ser gerido em modo automático por uma suposta super estrutura e o treinador não passa de alguém que está ali a ocupar um lugar vago.

Senhores da Direcção, desenganem-se. Há uma super massa adepta, há uma super massa associativa, há super qualidade e potencial em muitos atletas e há super infra-estruturas. Não há é qualquer super estrutura.

Por mais entrevistas e propagandas que se dêem em momentos de vitórias e por mais que se escondam nas derrotas, por mais mentiras sobre não aparecerem nos momentos das vitórias, a super estrutura não existe.

O Benfica precisa do Rui Vitória treinador e confiante e não de um Rui Vitória submisso e enfraquecido.
 
Por isso,

Acorda Rui! Acorda Rui!

PS: Mais alguém reparou como o Rui Vitória se tem escondido em chavões e fraquezas em todas as conferências de imprensa em que participa? Não tem uma palavra a dizer sobre nada do que trata ao plantel. Tudo o que diz é desinteressante e desprovido qualquer conteúdo ou personalidade. Com as palavras mostra o quanto escondido está.

Sai da sombra e ACORDA RUI!

6 comentários:

Jns disse...

Acorda tu meu caro amigo benfiquista. O problema é que o Rui Vitória não tem a qualidade técnico-táctica do Judas, por muitas voltas que tentes dar. Eu também não adorava de paixão o Judas, reconhecia-lhe muitos defeitos, mas o facto é que o Judas percebe mais de bola a dormir que o Rui Vitória acordado!!!

Diz-me alguma equipa do Rui Vitória que praticasse um futebol agradável? Eu respondo: Nenhuma. As equipas do Rui Vitória nunca jogaram futebol atractivo, repito, nunca! O Vitória de Guimarães na segunda volta fez miseráveis 20 pontos em 17 jogos...


Dir-me-ás: "Ah, mas o Vitória de Guimarães tem parcas armas". Sim, é verdade. E que armas tinha o Judas quando treinava o Belenenses e o Braga? Pois...E era ou não era reconhecida qualidade de jogo a essas equipas nessas épocas? Pois... Quantos ex-jogadores do Judas dizem que o homem percebe imenso do jogo e que faz os jogadores evoluir? Eu digo-te, inúmeros: Aimar, Witsel, David Luiz, Ramires, Saviola, Di Maria...Jogadores de fraca qualidade como se vê. E o que dizem os ex-jogadores do Rui Vitória a respeito do técnico? Pois bem, dizem que ele é um tipo porreiro, um paizão, uma bela pessoa e...um bom técnico. Percebes a diferença? Os jogadores que passam pelas mãos do Judas dizem que evoluíram muito com ele no aspecto futebolístico. Os que passam pelas mãos do RV limitam-se a elogiar a sua personalidade.

Não sei quanto a ti, mas eu estou convencido que o Rui Vitória é um erro de casting colossal e cada um dos benfiquistas sofrerá isso na pele...e no campo. Deixem a bola rolar e muitos chorarão a partida do Judas.


Saudações benfiquistas.

ATF disse...

Sou capaz de estar de acordo com este alerta, embora ache que ainda é cedo para tanto berreiro. Também oiço muitos benfoiquistas completamente dscrentes em relação ao pobre d Rui. Pela minha parte, cabe-me apelar ao mais dificil dos talentos enquanto qdeptos: a paciencia. Temos de ter paciencia e aguardar o que realmente vem aí. depois, sim, abanar o treinador, ou mesmo crucificar, despedir, etc mas sempre com dados concretos e objectivos, não com esta ideia que se está a criar nas mentes dos benfiquistas que ficam atarantados com as mega aquisições dos rivais somadas as fracos resultados da nossa equipa. Há que ter paciencia e confiar...

VC disse...

JNS: leia atentamente o seu comentário e diga-nos depois se acha que o seu comentário foi uma reflexão profunda e sustentada.
ATF: depois do desinvestimento nos últimos 2 anos, as saídas do Maxi e do JJ (na minha opinião já deveriam ter saído à mais tempo e substituídos) e mais, recentemente do Lima, ao que acresce a lesão do Salvio, o "problema" (se é que me entende") Gaitan e a "velhice" do Luisão e Jardel (29 anos), então temos que concluir que temos aqui um "caldinho" atómico preocupante.
Paciência, meu amigo, pede-se a mercearias, padarias, bancas de jornais. Paciência não se pede a organizações que gerem (muitas vezes mal) milhões de euros, que pagam fortunas todos os anos a administradores e que estão a marimbar-se para os sócios. E, afinal, chegámos aqui e não se ouve uma única voz - das audíveis -(a não ser com alguma timidez) ) na Rádio, na TV e nos jornais.
Como antigamente se dizia: CÁ VAMOS CANTANDO E RINDO. (se tiver menos de 35 anos de idade o melhor é ir ver à NET)

nonameslb disse...

Passaram 6 anos a falar mal do JJ agora levam com este flop.Para alguns benfiquistas e bem feita mas claro,os outros sao Vieiristas,sao carneiros e nao percebem nada disto.

Anónimo disse...

Meu caro, a estrelinha de RV não se apagou com a chegada ao SLB. A cada jogo que passa a equipa joga cada vez mais como o Bitória e menos como um candidato ao título. Custa, é verdade, mas é a realidade.

NauBenfica disse...

Há muita gente que punha RV no altar e que agora talha o madeiro para o crucificar. Eu prefiro aguardar pelo próximo domingo.