sexta-feira, 8 de maio de 2015

Futebol e Benfica pelo Mundo (Parte 1)



Estas jornadas finais dos campeonatos trazem-me sempre grande empolgamento. Hoje resolvi olhar para vários campeonatos para ficar ciente do que se irá decidir durante este próximo mês.

Decidi partilhar neste espaço o que andei a ver.
Deixo para os próximos posts uma abordagem aos principais e secundários campeonatos europeus, à segunda liga portuguesa e a alguns escalões de formação. Neste irei escrever sobre os dois principais campeonatos Sul-Americanos.


O Brasileirão 2015 está prestes a começar.

O Cruzeiro, clube onde descobrimos o nosso capitão Luisão, apresenta-se como o bicampeão brasileiro.

No Brasileirão anterior percebeu-se uma maior força dos clubes mais a Sul com o Top 5, os da Libertadores, a ser composto por Cruzeiro, São Paulo (onde actua o Kardec), Internacional, Corinthians e pelo Atlético Mineiro do Emerson, Patric e Edcarlos. No sexto ficou o Fluminense do não-utilizado Júlio César.

Neste Brasileirão não irá participar o despromovido Botafogo, onde joga o Elvis e o nosso emprestado o Airton, mas marca o regresso do Vasco da Gama, acabado de se sagrar campeão Carioca.

Começa este fim-de-semana e poderemos assistir a clubes como o Coritiba do Keirrison, Goiás do Felipe Menezes, Grémio do Fellipe Bastos e Cristian Rodríguez, Sport Recife do Diego Souza e também o recém-promovido Joinville que conta com o nosso emprestado Luis Felipe e que vai ao Maracanã enfrentar o Flu nesta primeira jornada.

Antes do Brasileirão disputaram-se os estaduais. No Carioca brilharam o despromovido Botafogo e o promovido Vasco. No Paulista foi o Santos o vencedor. No Gaúcho o Internacional bateu o Grémio na final. No Mineiro o Cruzeiro não confirmou o seu favoritismo, ficou fora da final e viu o Atl.Mineiro sagrar-se campeão.

De ressalvar que os cinco clubes brasileiros se apuraram nos seus respectivos grupos da Libertadores e estão já a disputar os Oitavos.


Na Argentina houve este ano uma revolução no campeonato.
Acabaram com o Apertura e Clausura e agora o campeonato tem 30 jornadas e é disputado entre 30 equipas numa só volta e com uma jornada final só de Clássicos.

Na época anterior o San Lorenzo venceu o Apertura e o River Plate o Clausura. Na decisão do campeão argentino o River venceu por um 1-0.
Antes do início do novo campeonato foi organizado um torneio de transição entre 20 equipas. O Racing foi o vencedor.

Esta época o Boca Juniors lidera à 11ª jornada. Por agora o River com Aimar e Rodrigo Mora segue em segundo e o San Lorenzo em terceiro.

O Rosário Central, clube onde actua o José Luis Fernandez, está em quinto lugar a 1pt do pódio.

Das seis equipas que a Argentina colocou na Libertadores quatro conseguiram apurar-se para os oitavos de final: River, Boca, Estudiantes e Racing. De fora ficaram o San Lorenzo e Huracán.

Sem comentários: