terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Rúben Pinto nas mãos de Paulo Fonseca

Rúben Pinto é um dos meus jogadores preferidos, de entre os que nos últimos anos têm saído do Seixal. Tem tido alguns azares, com lesões que o impediram de jogar futebol durante bastante tempo e com a já conhecida pouco apetência por parte de Jesus para apostar nos nossos miúdos, mas é um jogador de um nível superior à grande maioria dos que saem do nosso Centro de Estágio.

Logo à partida, percebe que o jogo é essencialmente um processo cognitivo e não físico - jogar bom futebol depende muito mais do cérebro do que do corpo.

É polivalente mas convém que o não desperdicem, usando-o em todos os lugares do campo numa época. Para mim, é um 8, que pode fazer de interior em losango ou como segundo médio num 433 - no sistema de Jesus, pode perfeitamente jogar nas duas posições do miolo, embora potencie as suas características se jogar mais à frente. Boa técnica de recepção, passe, remate, finta - não é nenhuem virtuoso mas é um jogador que raramente falha funções básicas em campo.

Excelente posicionamento, entendimento do jogo, do que deve fazer em cada momento: compensação, antecipação, dar opções de passe, desmarcação, compreensão do momento para soltar. Óptima decisão - com e sem bola. É intenso sem ser violento - não precisa, geralmente está no sítio certo.

Rúben Pinto é um daqueles talentos que ainda vai a tempo de mostrar tudo o que vale. Com Paulo Fonseca, bom treinador que após a passagem infeliz pelo Porto já é considerado erradamente um incompetente, pode crescer nestes 6 meses e mostrar que tem qualidade para ser jogador do plantel principal do Benfica.

Resumindo: ao contrário da maioria das escolhas das equipas e treinadores que os nossos emprestados vão encontrar, esta opção faz todo o sentido. Boa sorte, puto!

Sem comentários: