sábado, 8 de novembro de 2014

A linha que separa Futebol da Sociedade

Pedro Proença em entrevista ao Jornal Record:

"Fora do futebol as pessoas entendem-se."


Não venho aqui fazer juízos de valor ou de competências sobre este árbitro/cidadão.

O meu objectivo é o de simplesmente expor esta mentalidade que a tantos afecta.
Dirigentes, jogadores, treinadores, árbitros e adeptos. Todos são afectados por esta mentalidade que nada mais faz do que rebaixar o futebol.

Há muito esta mania de se olhar e viver o Futebol de um modo totalmente diferente daquele que se vive em sociedade.
Quantos não são os estudiosos, grandes empresários, gente de opinião ponderada e de grande grau de inteligência que quando chegam às bancadas deste desporto começam a disparatar as mais atrozes parvoíces? Movidos por ódios e amores as pessoas agem de modo diferente no Futebol daquele que agem na sua vida.

Uma coisa é o Futebol e outra é a Sociedade. Como se fossem duas realidades distintas que não interagem entre si. Assim se menoriza este Desporto.
Há muito a ideia de que se pode dizer tudo e mais alguma coisa, que se pode fazer tudo e mais alguma coisa, quando o assunto é bola pois não teremos repercussões na nossa vida.

Quantos não são os cidadãos exemplares que fazem reciclagem, ajudam "velhinhas" a atravessar a passadeira e distribuem sopas aos pobres mas que depois aparecem no estádio a encher tudo e todos de insultos, a provocar a policia e a arremessar cadeiras?

Não pode haver esta separação fantasiosa que muitos gostam. O que fazemos dentro do Futebol deve fazer sentido com o modo como vivemos a nossa vida, deve ter consequências na nossa vida social e deve fazer parte da nossa identidade, não da de algum alter-ego.

Um crime cometido em ambiente de jogo é um crime social. Quem o comete deve ser tratado como um criminoso, seja no estádio, seja na rua ou seja em colóquios sobre arbitragem.

WWE é teatro. Futebol não devia ser.



http://www.record.xl.pt/Entrevistas/interior.aspx?content_id=913774


1 comentário:

luis disse...

É óbvio que se entendem, porque senão o joão azedo não era o único preso nem o chico silva o único arbitro corrupto ;)
É fantástico como se criam condições para se sentarem nas cadeiras das decisões. O mundo do futebol realmente é um mundo diferente. Tão diferente que muitos personagens promovem-se e cospem no prato das emoções populares. Quando são pecadores lembram-se que a culpa é da "clubite".
Mas fica cada vez mais bonito chamar a estes novos profissionais de juízes ;)

Benfica Todos Tempos