quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Liga dos Campeões

O jogo de mais logo reveste-se de um grau de decisão elevado e de dificuldade máxima. No final do jogo será importante sair da Alemanha, pelo menos, com um ponto e, por outro lado, no seu início será importante ter estofo e estabilidade emocional de Liga dos Campeões.

É de esperar uma entrada fortissima no jogo por parte do nosso adversário. Na realidade, é de esperar uma intensidade altissima até que o jogo esteja encaminhado (se o chegar a estar) ou até que as pernas Alemãs assim o permitam. Como já aqui escrevi, são uma equipa que procura fazer uma pressão alta e intensa sobre o seu adversário, sendo essa a sua grande força defensiva e... ofensiva. Isto é, é na pressão asfixiante que o Leverkusen encontra a sua melhor forma de travar o seu adversário e é dessa pressão e consequente recuperação de bola em zonas avançadas do terreno que nascem os seus lances de maior perigo.

Também como já tinha dito, é no seu meio campo que reside a sua grande força. Um duplo pivô combativo e competente na construção é a base de onde parte o seu melhor futebol (a boa noticia é que Castro não deverá jogar). Na frente há que contar com extremos muito rápidos e finalizadores que procuram muito o jogo interior, seja em acções individuais, seja em combinações com Kissling ou Calhanoglu, sendo este último a sua melhor unidade criativa e dono dos lances de bola parada que executa com muita qualidade.


Mas só há pontos fortes nesta equipa? Não, pelo contrário. A sua grande arma (a pressão alta) é também a sua maior fragilidade, já que procuram pressionar forte e de forma muito concentrada do lado da bola, expondo-se a uma boa e rápida variação do centro do jogo, aspecto que poderia ser explorado por Cristante, o nosso melhor médio a colocar bolas à distância. Em boa verdade, e ignorando o estado de maturação defensiva que o jovem Italiano terá neste momento, veria em Cristante uma excelente opção para o nosso sector médio exactamente por lhe ser fácil explorar o passe longo, seja na mutação de flanco, seja na colocação de bola nas costas dos defesas adversários que são algo lentos e deixam bastante espaço nas suas costas que pode ser explorado em diagonais por Salvio ou Lima.

Porém, parece-me uma impossibilidade que Cristante avance para a titularidade, ainda assim considero que Samaris não deveria ser o eleito para o jogo de hoje. O Grego tem revelado dificuldades evidentes no controlo do espaço entre linhas, zona onde o Leverkusen é fortíssimo. Por isso, não sendo Cristante, preferiria André Almeida para o jogo de hoje.

Por último, será importante não expor Jardel ao jogo, ou seja, evitar faze-lo construir, criando-lhe linhas de passe fáceis ou, em último caso, instruindo-o para bater na frente sem qualquer problema.

Sem comentários: